Márcio Victor critica naipe baiano durante ensaio da banda Psirico em Salvador: 'A gente gosta de pagodão'
20/01/2025
Durante desabafo, vocalista do Psirico comparou estilo musical que viralizou nas redes sociais com o pagode: 'esse ano no carnaval não vai ter negócio de porra de naipe'. Márcio Victor critica naipe baiano durante ensaio em Salvador: 'A gente gosta de pagodão'
O cantor Márcio Victor criticou o "naipe baiano" durante o ensaio da banda Psirico, no sábado (18), em Salvador. O estilo de dança viralizou nas redes sociais e agora é tema até de competição.
“A Bahia é muito mais que naipe. A Bahia não tem porra de naipe importado", reclamou o artista.
Para o cantor, a Bahia e os baianos gostam "de pagodão". "E esse ano no carnaval não vai ter negócio de porra de naipe. Quem manda no carnaval é o pagodão”, desabafou o artista.
Conheça o 'naipe baiano', estilo de dança que viralizou nas redes sociais e conquistou Ludmilla, Lore Improta e Léo Santana
Durante o discurso, Márcio Victor disse ainda que foi um dos responsáveis por ajudar a criar o "pagodão", estilo musical muito cantado no carnaval baiano.
“Eu não tinha ego, mas aprendi a ter, porque ajudei a criar esse ritmo. Fui eu quem trouxe essas percussões pra cá, quem pesquisou e quem transformou os arranjos com base nos meus estudos. Hoje, o Brasil inteiro gosta desse ritmo”, afirmou o vocalista do Psirico.
Márcio Victor critica Baby do Brasil após polêmica com Ivete Sangalo: 'Precisa tomar o remédio'
Márcio Victor critica naipe baiano durante ensaio da banda Psirico em Salvador
Reprodução/Redes Sociais
Naipe baiano
Famosos mostram os passinhos do 'naipe baiano' nas redes sociais
Na Bahia, o que se chama de "pagode" é um ritmo diferente do que é conhecido no sudeste do Brasil. Derivado do samba-reggae, o "pagodão" tem como principais caraterísticas a inclusão da percussão e o ritmo mais acelerado, mistura perfeita para a criação de coreografias. Foi neste contexto que surgiu o "naipe baiano", estilo de dança que viralizou nas redes sociais e agora é tema até de competição.
Com mais de 3 mil publicações em uma rede social, as coreografias no estilo do "naipe baiano" já foram executadas pelos cantores Ludmilla e Léo Santana, e pela dançarina Lorena Improta.
Quem também ensina os passinhos é a influenciadora soteropolitana Belle Daltro, que mostrou "a manha" ao também influenciador Álvaro Xaro, de Alagoas, em um vídeo. [Assista abaixo]
Influenciadora ensina a dançar 'Naipe Baiano' nas redes sociais
Segundo os tutoriais de Belle Daltro, o essencial é soltar o corpo, mexer os braços junto com as pernas e dançar sempre no ritmo da batida do pagodão.
"Primeiro você tem que ficar solto, solta tudo. O braço não é reto, mas também não é largado", explica Belle em um dos vídeos.
Apesar da música "Bloquinho da Agonia 2.0", da banda Oh Malvadãoo, ter viralizado com os artistas, existem várias formas de dançar o naipe baiano, afinal é um estilo de dança.
As coreografias acompanham o ritmo de algumas canções. O passo mais famosos é relativamente fácil e consiste em cruzar as mãos na frente da barriga duas vezes, em seguida "sarrar" e rebolar.
LEIA TAMBÉM:
'Lá ele', 'Se plante', 'Comer água'; Entenda 15 expressões do baianês que você precisa conhecer ao circular pelas ruas da capital
Funcionários de loja na Bahia fazem 'dancinha da folga' e ganham liberação após vídeo viralizar
Competições de naipe baiano
Batalha de 'Naipe Baiano' acontece em Salvador; forma de dançar virou moda nas redes
O sucesso do naipe baiano é tão grande que virou até competição em bairros periféricos de Salvador, onde o pagode é bastante difundido, principalmente em festas do estilo paredão. Seja em largos, praças, becos e ruas, os dançarinos amadores lotam espaços diversos para assistir, "quebrar" junto e até rir das coreografias dos que têm menos molejo, mas também querem dançar.
Em geral não há banda nas apresentações. O som fica por conta de um paredão- mega aparelho de sonorização - instalado nos locais.
Nesse tipo de disputa, os baianos performam para jurados, que dão notas aos passinhos. Após as apresentações, os três melhores são escolhidos e levam para casa prêmios em dinheiro. Em uma das competições divulgadas nas redes sociais, por exemplo, um vencedor ganhou R$ 500.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻